Publicidade

Falando de amor


O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. (1 Coríntios 13:4-10)


Tenho observado que o mundo vive falando de amor, as músicas, os poemas, os livros, as novelas, os filmes...
Mas parece que tem algo errado, se todos falam porque o mundo é o que é?
Talvez seja porque não sabem o que é o amor. Amor é muito mais que um sentimento, não acho certo categorizarmos o amor como mais um dos sentimentos. Hoje em dia todo mundo ama, todo mundo. Mas posso muito bem amar alguém sem dizer absolutamente nada. "Só há amor, quando há ação"
Já viram aquela propaganda que diz que amor é um movimento? - é exatamente isso!
O amor é uma ação, são atitudes que tomamos para o bem de outrem, é quando nos tornamos mais humanos. Para vocês entenderem melhor vou ensina-los algo que aprendi e as coisas ficaram mais claras. No Grego antigo existem três palavras distintas para o amor: eros , philos, e ágape.


érō s de Eros: é o amor que toma o homem e a mulher. É um amor que queima, Carregado de paixão. É um amor sensual, sexual. Quando se entrega a Eros, integra-se ao outro. No momento em que está com o outro, tudo o mais se desfaz. Existem apenas os amantes. Perde-se um no outro. Algumas pessoas que manifestam apenas Eros, o fazem com condições. Eu te amo, mas você também deve me amar. Eu te pertenço e você me pertence.


- A philos de Philia: é o amor fraternal. Ele manifesta-se por nossos amigos e entre pais e filhos. Algumas pessoas que manifestam apenas Philos, o fazem com condições. Eu te amo, mas você também deve me amar.

- O agápē de Ágapeo amor incondicional – não há condições. Eu te amo, mesmo que você não me ame. Ele é a essência do Amor. É dirigido a todos os seres, elementos e elementais. Ele integra, completa. Ele expande-se e toca cada poeira, cada grão de areia, cada gota d’água, cada estrela, etc... sem expectativas, sem julgamentos. O Amor é ilimitado, inesgotável. Quanto mais o compartilhamos, mais temos a nossa disposição. Mas o Amor não é meu, não é seu. Somos canais para que ele se manifeste. E ele não invade, não arromba, não sequestra. Ele apenas se manifesta conforme nossa abertura, como permitimos.

Quando amamos realmente. Deixamos fluir. Nosso foco não está na chegada, no ponto final. Está em cada passo da jornada. Apreciando cada momento. Isto é entrega. Isto é não julgamento. Isto é não ter expectativas.

Isso é ser Amor.
É estar Amor.- Incondicional.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Cadastre-se e receba postagens por e-mail

* indicates required
Posts Relacionados