Publicidade

Vamos Brincar?



Um dia desses estava ocupada quando uma menina de 12 anos me fez a seguinte pergunta: Tia, vamos brincar?Quem estava do lado ouviu e disse que eu não tinha mais idade para fazer isso. Aquilo de certa forma me comoveu por dois motivos. O primeiro foi porque ela me chamou para brincar e o segundo era que faz tempo que não ouço crianças chamando para brincar. Eu posso até estar delirando mas é muito raro ouvir isso.

O que mais vejo é a competição que acontece umas com as outras, querendo mostrar ao colega que seu brinquedo é melhor do que o dela, ou que sabe fazer melhor... mas raramente é para simplesmente brincar. Porém não podemos culpá-los estão crescendo com essa visão. Responsabilidades, cobranças, erotismo precoce, solidão com seus videogames, ensino cada vez mais voltado para a competição, preconceito, discriminação, culto ao consumismo, a necessidade de saber o máximo em relação a tudo e a todos. Uma busca frenética pelo poder de quem sabe mais.

Minha irmã costuma comentar que nunca se esqueceu o dia em que parei de brincar de Barbie com ela. Agora me preocupo em saber que as crianças de hoje em dia poderão nunca terem marcados em suas vidas o dia em que deixaram de brincar com tal brinquedo, justamente por nunca terem brincado. 

As crianças de hoje não são preservadas de absolutamente nada. São geradas com ansiedade. Mães dão a luz a seus filhos com data e hora marcadas. Se vangloriam quando o seu bebê dá o primeiro passo antes do filho do amigo que tem a mesma idade. Tudo é feito e transmitido com uma urgência como se o mundo fosse acabar amanhã.

Crianças devem ter o direito de ser simplesmente crianças e  depois adolescentes e depois adultos. Vivendo e superando cada coisa a seu tempo. Respeitando os limites de cada faixa etária. Com naturalidade, carinho e acima de tudo com muito amor.

E quanto a você que já passou dessa fase gostosa. Já pensou em quanta coisa divertida você fazia quando era criança e agora não faz mais? Não tenha vergonha de brincar, dar risada e fazer algumas maluquices de vez em quando. Continue com sua alma de criança! uma pitada de alegria, diversão e ingenuidade não vai fazer mal a ninguém, muito pelo contrário!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Cadastre-se e receba postagens por e-mail

* indicates required
Posts Relacionados